Pint of Science 2023

Pint of Science Maringá 2023

(Claudia Costa Bonecker – coordenadora local do evento)

O “Pint of Science” é um evento mundial que congrega pesquisadores e a sociedade para discutir Ciência fora das universidades e institutos de pesquisa, e tem como objetivo estabelecer um diálogo aberto e informal, de maneira a contribuir para o desenvolvimento da educação científica no país. O evento é realizado em locais públicos e descontraídos como restaurantes, cafés, pubs e bares.

A sua 1ª edição foi realizada em Londres, em 2013, e vem acontecendo com a participação de milhares de pesquisadores, em um grande número de cidades, e em diversos países. No Brasil, a 1ª edição do evento foi em 2015, organizado pelos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos/SP. E desde então a sua realização acontece graças a todos os voluntários que dedicam parte do tempo na organização do festival

Em Maringá, a UEM, através do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), participou pela 1ª vez em 2019. Nesta edição, tivemos a participação de quase 1400 pessoas, ao longo dos três dias do evento. O sucesso foi tanto, que em todos os dias o evento contou com a lotação máxima de cada bar participante, cerca de 250 pessoas por dia. A comunidade maringaense e professores, alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores da UEM discutiram uma gama de temas nas diferentes Ciências, incluindo engenharia química, educação, informática, neurociência, ecologia e física.

Agora em 2023, o evento será realizado em 123 cidades, incluindo Maringá. O PEA, juntamente com o Nupelia, Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada (PGB) e o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), está organizando com a colaboração de 27 pessoas, incluindo docentes e discentes da UEM, além de 8 palestrantes.

A programação do evento tem como lema “Um Brinde à Ciência” e irá promover discussões sobre Inteligência Artificial, Canabidiol, Mudanças Globais, e Transgênicos e Agroecologia. Os encontros ocorrerão na Hórus Cervejaria, Marvin English Bar, Atari Bar e Estilo Livre Bar, nos dias 23 e 24 de maio, no período noturno.

Visite o nosso Instagram (@nupelia.uem) para conhecer a programação. Para o PEA, além de divulgar a ciência produzida pela UEM em locais não acadêmicos e de acesso livre ao público, espera-se contribuir para a formação de discentes quanto a extensão universitária, na organização de eventos sobre ciência. Teremos como patrocinadores alguns segmentos da sociedade, como Limnoikos: consultoria em soluções ambientais, Limnobios: consultoria em ambientes aquáticos, Maquira Indústria de Produtos Odontológicos e Pizzaria Vontade de Pizza.

O “Pint of Science” Brasil está inserido no maior festival de divulgação científica do mundo!

Convite as Conversas de Bares e Comunicação Científica

Ana Paula Vidotti – Diretora Adjunta do CCB; Integrante do MUDI

O evento tem esta característica de popularização do conhecimento científico produzido dentro das Universidades e Centros de pesquisa de forma divertida, fascinante e inspiradora em locais públicos e descontraídos.

Em 2019, como mencionou a responsável local pela organização do Pint of Science Claudia Costa Bonecker, a primeira edição em Maringá contou com quase 1400 pessoas e foi tão gratificante que a UEM segue na participação do evento na expectativa, pós pandêmica, de sucesso ainda maior neste ano de 2023!

O evento é gratuito e o público paga apenas o que consumir no local. Contamos com a população maringaense para brindarmos mais esta importantíssima ação de nossa instituição em comunicar ciência: vai uma dose ai?!