+

Reitor visita Base do Nupélia em Porto Rico e inaugura obra de reforma

Leandro Vanalli e convidados conheceram a unidade de pesquisa e os trabalhos desenvolvidos na região

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), promoveu, na quinta-feira (14), "Um Dia de Pesquisa no Campo" na Base de Pesquisa Avançada do Nupélia, no município de Porto Rico, distante 170 quilômetros do câmpus sede da UEM.  

Durante o evento, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, inaugurou a obra de reforma do Bloco W04, onde estão instalados a cozinha e o refeitório da unidade. "Mais uma reforma concluída em nossa UEM, mostrando o comprometimento da nossa gestão para o término e conclusão das obras. O Nupélia em Porto Rico é uma importante base de pesquisa da universidade, que sempre irá contar com o nosso apoio”, destacou Vanalli.

 

Barco especial utilizado para pesquisas pelo Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A coordenadora geral do Nupélia, Susiclay Jati, e a coordenadora do (PEA), Claudia Costa Bonecker, apresentaram aos gestores e demais autoridades da região as pesquisas científicas que vêm sendo desenvolvidas pela UEM há mais de 40 anos na bacia do Alto Rio Paraná, único trecho preservado deste rio em território brasileiro. Entre os projetos destacados, está a Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld) - “A planície de inundação do Alto Rio Paraná”, que é desenvolvida desde 2000. 

Segundo Jati, a UEM, através do Nupélia e o PEA, participa da discussão de diversos problemas ambientais do cotidiano da sociedade, visando o bem-estar. Bonecker salientou que o local é muito importante para o turismo e a pesca comercial e amadora. “Vários empreendimentos imobiliários e turísticos foram ou serão desenvolvidos às margens do rio Paraná, neste trecho. Esse crescimento econômico tem que estar extremamente relacionado com o desenvolvimento sustentável da região.” 

Após a apresentação das atividades e projetos desenvolvidos, convidados visitaram as dependências da Base de Pesquisa. “Mostramos nossos trabalhos e pesquisas voltadas para preservar e conservar os ecossistemas aquáticos. Os participantes puderam acompanhar cada etapa do projeto Peld, e, assim, puderam entender um pouco mais do nosso trabalho de pesquisa, ensino e extensão”, detalhou Bonecker. 

Além do reitor e as coordenadoras do Nupélia e PEA, participaram do evento o vice-coordenador geral do Nupélia, Luiz Felipe Machado Velho; prefeita do câmpus, Doralice Aparecida Favaro Soares; diretora-adjunta do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti; pró-reitor de Administração (PAD), Ademir Massahiro Moribe; assessora especial e psicóloga organizacional da UEM, Mileny Melo; presidente da Câmara de Vereadores de Porto Rico, Marcelo Teiji Ohashi; secretário de Turismo de Porto Rico, Jackson Murilo Gois Kergoat; prefeito de Formosa do Oeste, Luiz Antônio Domingos de Aguiar; chefe do Escritório Regional de Turismo, em Loanda, Arno Ravache Neto; chefe do Escritório Regional da Paraná Turismo, em Maringá, Ana Assis; pesquisadores do Nupélia e alunos de pós-graduação do PEA.

 Link Noticia Oficial: https://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28830:reitor-visita-base-do-nupelia-em-porto-rico-e-inaugura-obra-de-reforma&catid=986:pgina-central&Itemid=211